INTERMODULAÇÃO

Os circuitos amplificadores usados nos sistemas coletivos são absolutamente lineares. Isso significa que em sua ação de amplificar os sinais podem ser gerados sinais de frequências diferentes daquelas em que devem operar e que podem coincidir com as frequências de outros canais que devem ser recebidos.

O resultado disso é que os sinais gerados são misturados com as portadoras de vídeo havendo assim um batimento que causam problemas. Para que o problema ocorra estes sinais devem ter uma intensidade mínima que corresponda a amplitude de cada canal que deve ser recebido, conforme mostra a figura 1.

Um amplificador não linear gera sinais intermitentes. 

Um amplificador não linear gera sinais intermitentes.

O efeito sobre a imagem dos televisores do sistema é simples de ser constatado. Faixas onduladas diagonais do mesmo tipo que aparece quando vídeo games e computadores causam interferências aparecem nas imagens dos canais interferidos.

Ondulações na imagem causadas por intercodulação. 

Ondulações na imagem causadas por intercodulação.

Outro efeito que a intermodulação pode causar é a presença de barras de cores que se deslocam pela imagem.

Para se verificar qual é a origem do problema, se o sistema usa amplificadores deve-se desligar momentaneamente cada um para verificar qual causa o problema. Uma vez que se identifique o causador do problema, um ajuste de seu ponto de funcionamento pode eliminar a intermodulação. Eventualmente, se isso não for possível pode-se modificar a frequência do canal interferido por meio de um conversor, fazendo sua distribuição pelo sistema num canal em que o problema não se manifeste.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

BRB