O Centro Universitário Integrado vai realizar a Colação de Grau da primeira turma do curso de Medicina. A cerimônia será no dia 1º de dezembro, às 19h, no Cannuce Centro de Eventos de Campo Mourão.
Ao todo, 53 estudantes de diferentes regiões do Brasil vão receber o diploma da instituição que proporciona formação clínica de excelência, prioriza o aspecto humano e tem nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação.
Cerca de duas mil pessoas devem comparecer a esse momento histórico para o Integrado, para os novos médicos e também para os mais de 300 mil habitantes dos 48 municípios que participam do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Campo Mourão (Cis COMCAM), do Cis Ivaiporã e do Cis Paraná Centro.
Ao longo da formação, todos os acadêmicos – sob supervisão de professores e que também são médicos profissionais – realizaram cerca de mil atendimentos mensais e gratuitos à população dessas localidades, em mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas.
O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, já confirmou presença na cerimônia de 1º de dezembro. Outros gestores municipais, vereadores, secretários de saúde, membros do Conselho Regional de Medicina, de outras instituições de ensino, professores, familiares e acadêmicos devem participar.
“Esse evento sela um período de desenvolvimento institucional e loco-regional que ultrapassa a graduação dos novos médicos, pois ocasionou a qualificação de inúmeros serviços assistenciais por meio de uma incrível colaboração com os gestores públicos municipais, estaduais e de serviços filantrópicos”, explica o diretor do curso Medicina do Integrado, Marco Aurélio Marangoni.
Momento histórico
“A educação transforma a sociedade. Por isso, vivemos um momento histórico que traduz o que acreditamos. Todas as ações foram realizadas com muita transparência desde o início, quando trouxemos o curso de Medicina para Campo Mourão. Agora, temos a prova de que os esforços foram bem realizados. Essa é mais uma etapa de nossa história e faz o coroamento desses trabalhos que vão beneficiar toda a sociedade”, relata Maria da Conceição Montans Baer, reitora do Grupo Integrado.
Posição semelhante tem Jeferson Vinhas, vice-reitor e CEO do Grupo Integrado. “Essa formatura é a materialização de um grande sonho, que tem ajudado a transformar para melhor a realidade da saúde regional e da cidade como um todo”.
O gestor também explica que o Integrado já tem 11 turmas de Medicina em andamento - com cerca de 900 estudantes vindos de todos os cantos do país - que tem sido case de sucesso para muitas instituições que visitam o Centro Universitário e ficam impressionados com a estrutura, com a qualidade dos professores e com o curso ‘fora da curva’ existente no Noroeste do Paraná.
“É um consenso muito positivo. O Integrado se coloca como uma das grandes instituições do país na formação médica e isso representa o coroamento desse grande trabalho”, completa.
Simbolizando o momento
E para eternizar esse momento histórico, outras duas atividades serão realizadas no dia 2 de dezembro, a partir das 9h30, no Campus do Integrado. A primeira será o plantio de uma árvore de Ipê [Ipê Handroanthus sp] que dará início a um bosque de 600 m2 - num espaço de preservação, convivência e descaso já existente - e que vai ampliar a variedade da flora brasileira no local.
A segunda atividade será o descerramento de duas placas comemorativas alusivas à primeira turma de Medicina do Integrado. Elas serão fixadas no Ambulatório do Campus e no espaço junto à natureza para que outros estudantes contemplem o meio ambiente e os formandos relembrem as memórias de suas jornadas de seis anos de intensos aprendizados.
“A formatura permitirá que os frutos de nossos ‘filhos’ sejam disseminados para lugares que sequer imaginamos, mas dentro do propósito que cultivamos de servir com humanidade, competência e colaborar com o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Quando as árvores entrarem na primavera, nossos médicos estarão sempre aqui, serão representados, lembrados e celebrados simbolicamente neste bosque. Assim, o Integrado estará sempre com eles”, destaca Marangoni.
Conquistas
Para Larissa Luiza Bedin, que veio do pequeno município de Renascença (PR) para cursar Medicina no Integrado, a formatura tem um grande significado.
“Serei a primeira médica da minha família e pretendo realizar residência na área de cirurgia geral. Olho para trás e vejo todo o esforço, dedicação e sacrifícios para chegar até aqui. Celebro essa conquista com a esperança de que poderei contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas”, orgulha-se.
Opinião parecida tem Isadora Alencar Martins. “Essa formatura é a concretização de anos dedicados ao estudo e à busca incessante pelo conhecimento. Isso simboliza a responsabilidade e a oportunidade de impactar vidas de maneira significativa”, enfatiza a profissional que veio de Ubiratã (PR), deseja fazer residência em clínica médica e depois se especializar em cardiologia.
Qualidade reconhecida pelo MEC
A graduação em Medicina do Integrado atrai estudantes de todo Brasil. As atividades práticas acontecem desde os primeiros meses de aula, quando os acadêmicos são estimulados a planejar e criar seu projeto de vida e carreira.
Em laboratórios equipados - com infraestrutura das melhores universidades do país e do exterior - os futuros médicos aprendem a desenvolver múltiplas aptidões técnicas e socioemocionais para se destacarem na profissão.
Ao mesmo tempo, utilizam equipamentos e instalações de ponta - como o Hospital Simulado, o Laboratório de Ultrassonografia, o Centro Cirúrgico Educacional e os Simuladores de Realidade Avançada - que são ambientes inovadores no Brasil e permitem um aprendizado com padrão internacional.