Estudo do Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário, sobre o
tema foi lançado na Casa Menopausa, evento que trouxe especialistas de
diferentes áreas de saúde e bem-estar para debater o climatério
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Menopausa, data que
convida à reflexão sobre as transformações físicas, emocionais e sociais
vividas pelas mulheres na maturidade, O
Boticário amplia o diálogo sobre o envelhecer a partir de um olhar
científico, sensível e inclusivo. Reconhecendo que o envelhecimento é uma
experiência plural — atravessada por diferentes contextos, vivências e
interseccionalidades — a marca vem transformando o combate ao etarismo em um
compromisso institucional e cultural, refletido tanto em suas práticas
corporativas quanto na forma de se comunicar com seus públicos.
A menopausa e o climatério representam
uma transição significativa para milhões de mulheres. No Brasil, atualmente,
cerca de 29 milhões de brasileiras vivenciam o climatério. No mundo, até 2030,
serão mais de 1,2 bilhão de mulheres nessa fase — uma transição que pode se
estender por até duas décadas e envolve sintomas que afetam diretamente a
qualidade de vida, como ondas de calor, alterações de humor, mudanças na pele,
nos cabelos e no olfato. Mas, para o Centro de Pesquisa da Mulher do Grupo
Boticário - polo inovador dedicado ao financiamento e incentivo de estudos e
pesquisas sobre o bem-estar e o cuidado feminino em todas as suas fases lançado
em março deste ano, - a menopausa não é um fim, mas sim uma oportunidade de
explorar novas dimensões do ser feminino e o bem-estar.
Em um movimento pioneiro, O Boticário,
por meio do Centro de Pesquisa da Mulher , lança a primeira pesquisa sobre como
as alterações hormonais típicas do climatério e da menopausa impactam a
percepção olfativa. O estudo conecta a saúde da mulher a uma das categorias
essenciais da marca (fragrâncias), abrindo caminho para o desenvolvimento de
soluções olfativas personalizadas.
Entre as mais recentes iniciativas,
destaca-se o projeto “Desvendando a
Menopausa e a Ciência do Olfato”, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Mulher. O estudo - inédito no mundo -
realizado em parceria com o Centro de Pesquisa do Olfato, é um mergulho
profundo nas nuances da perda olfativa, um fenômeno multifacetado influenciado
por fatores como a diminuição do fluxo sanguíneo nasal, alterações nos receptores
olfativos e mudanças no sistema nervoso central, exacerbadas pelas mudanças
hormonais.
Os resultados iniciais indicam que
mulheres em menopausa tendem a perceber menor intensidade e durabilidade das
fragrâncias. O estudo clínico rigoroso dividiu 102 participantes em três grupos
etários e revelou que mulheres na faixa dos 50 a 69 anos, em menopausa ou
climatério, apresentaram uma percepção significativamente menor da intensidade,
durabilidade e fixação das fragrâncias, em comparação com as mais jovens.
Estudos complementares reforçam que a
desregulação de neurotransmissores como serotonina, GABA (neurotransmissor
inibitório que ajuda a regular a atividade cerebral, promovendo relaxamento e
calma) e dopamina — comum nesse período — altera a capacidade do cérebro de
regular o humor e a ansiedade, comprometendo também a arquitetura do sono. Essa
fragmentação do sono e distúrbios como insônia se tornam recorrentes,
intensificando sintomas de fadiga, irritabilidade e até afastamento social. O
olfato, que pode ser igualmente afetado por essas mudanças, passa a desempenhar
um papel ainda mais importante na percepção do ambiente e no bem-estar geral.
A relação entre menopausa, sono e
bem-estar é complexa e multifacetada. A perda da qualidade do sono — relatada
por 46% das mulheres no climatério, segundo dados de pesquisa com mulheres do
Boticário — está intimamente ligada às alterações hormonais e neuroquímicas. A
redução das fases de sono profundo, cruciais para a restauração física e
mental, compromete a capacidade do corpo de se recuperar, exacerbando a fadiga
(citada por 45% das respondentes) e a perda de energia.
Reconhecendo a necessidade de soluções
eficazes e validadas cientificamente, o Centro de Pesquisa da Mulher também
atuará no aprofundamento desses estudos, com foco em desenvolver soluções
relacionadas ao bem-estar da mulher na menopausa. Para a vice -presidente de
marketing do Grupo Boticário, Renata
Gomide, a compreensão aprofundada dos mecanismos hormonais e neuronais
envolvidos é fundamental para a criação de produtos e experiências assertivas,
personalizadas e conectadas à qualidade de vida.
"Falar sobre diversidade etária é
falar sobre o futuro do consumo e do trabalho. Nosso compromisso é ampliar o
olhar sobre o envelhecer e traduzir essa potência em inovação, comunicação e
experiências que valorizem todas as fases da vida," afirma a executiva.
Plataformas
de Posicionamento: Casa Menopausa e Compromisso Antietarista
Em sintonia com essa visão, a marca
anunciou também a nova edição da Casa Menopausa, plataforma proprietária que
transforma o Dia Mundial da Menopausa (18 de outubro) em um marco de diálogo,
acolhimento e conteúdo sobre maturidade, autoestima e envelhecimento ativo.
Com curadoria de conteúdo da Casa Tpm, a
edição de 2025 reuniu nomes como Claudia Ohana, Zezé Motta, Maria Cândida em
debates sobre libido, saúde emocional, autoconhecimento e prazer. Mais do que
um evento, a Casa Menopausa se consolida como uma plataforma de inclusão e
posicionamento, onde ciência, propósito e experiência se encontram para
fortalecer o papel do Boticário como agente de transformação cultural ao lado
de suas consumidoras e especialistas.
Geração
Prateada
Com um olhar atento para o potencial da
Geração Prateada, a companhia tem desenvolvido ações que promovem
representatividade, conscientização e protagonismo para pessoas 45+. A empresa
tem uma área estruturada de Diversidade e Inclusão, com metas concretas
alinhadas à sua agenda ESG e atuação estratégica em todo o negócio, do
desenvolvimento dos produtos, passando por sua divulgação até o envolvimento da
cadeia de valor. Ciente dos desafios dessa jornada, a companhia desenvolve
iniciativas estratégicas voltadas para cinco dimensões prioritárias: pessoas
negras, mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas 45+,
com a atribuição de um tema-foco a cada ano, desde 2020, em busca de ampliar a
visibilidade e a conscientização sobre esses temas.
Em 2024, o foco esteve na diversidade
etária, impulsionando iniciativas estratégicas voltadas à inclusão e ao combate
ao etarismo. Como parte desse movimento, a companhia lançou o Pacto
Prateado, reunindo um conjunto de
iniciativas antietaristas, com o objetivo de impulsionar pessoas 45+ a
continuarem vivendo os seus auges, considerando suas singularidades, vivências
e interseccionalidades.
Entre as iniciativas, destaca-se a Trilha
Antietarista, uma formação gratuita que promove a conscientização sobre
diversidade etária, contando com especialistas como a jornalista Maria Cândida
e a atriz Maria Gal. Desde 2022, a parceria com a Maturi tem sido fundamental
para avançar de forma intencional e contínua em prol de um ecossistema mais
diverso e inclusivo para pessoas 45+, possibilitando a construção e o
patrocínio de eventos como o MaturiDay e o MaturiFest, que já capacitaram
centenas de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Além de ser patrono, o Grupo Boticário
também apoia o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, e lançou em 2022 a primeira edição do programa "Novos
Começos", que capacitou mais de duas mil mulheres 45+ em empreendedorismo.
Além disso, em outubro de 2024, O
Boticário, uma das marcas da empresa,
realizou a ação especial "Seu Auge é Hoje", transmitida na
novela Mania de Você, da TV Globo, abordando temas como climatério e os
desafios do envelhecimento.
De acordo com levantamento do Data8, a
chamada Economia Prateada ainda enfrenta barreiras significativas no mercado de
trabalho: 70% das mulheres acima de 45 anos relatam dificuldades na recolocação
profissional, enquanto 35% recorrem ao empreendedorismo por necessidade, sem
acesso adequado à capacitação ou redes de apoio. Neste ano, desenvolvido em
parceria com a Maturi, consultoria referência em ações com foco em diversidade
etária e geracional nas organizações com impacto direto no mercado de trabalho
para o público no Brasil, o Boticário
lançou a segunda edição de Novos Começos, programa voltado à capacitação e
aceleração profissional de mulheres acima de 45 anos. Ao todo, mais de 2,5 mil
mulheres foram capacitadas pelo programa.
Em paralelo, como parte do compromisso
contínuo com a diversidade etária, o Boticário também lançou o movimento
#OldToWork, uma provocação ao mercado sobre a valorização da experiência e
competência das mulheres 45+. Inspirado no selo global #OpenToWork no
LinkedIn, a marca criou o #OldToWork,
que transforma essa narrativa para
evidenciar que idade não pode ser uma barreira para empregabilidade e
crescimento profissional.
“A ideia é continuar evoluindo como marca
e como sociedade, contribuindo para que o envelhecer seja sinônimo de potência,
liberdade e expressão. Seguimos comprometidos em transformar a beleza em uma
plataforma de inclusão e novas possibilidades”, finaliza a VP.
Sobre O
Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de
cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada
e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e
Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com
presença em 15 países. O Boticário
conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e
cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e
e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior
programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla,
além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza
livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
Fontes:
*em números de participantes
**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ
On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil:
9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a
pele e maquiagem;
*** Associação Brasileira de Franchising
(ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de
unidades de 2022.
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