Empresas familiares: como equilibrar a emoção dos laços consanguíneos com a razão dos negócios?

 


Segundo livro de Eduardo Valério aborda os principais desafios das empresas familiares e como resolvê-los

  • O Livro mostra passo a passo sobre processo sucessório em empresas familiares.
  • A Publicação orienta famílias empresárias a fazer o planejamento familiar e o planejamento empresarial.
  • No Brasil, cerca de 90% das empresas têm perfil familiar e respondem por cerca de 53% do PIB brasileiro.

Um passo a passo voltado para a família empresária, assim Eduardo Valério apresenta seu novo livro, o recém-lançado “Jornada da Empresa Familiar”. Na obra, o empresário descreve 10 passos para superar os desafios que são próprios dos negócios familiares. Valério é presidente do Conselho do grupo JValério, que compreende as empresas GoNext Governança & Sucessão, e JValério Gestão e Desenvolvimento. “O objetivo do livro é apresentar de forma simples e direta um passo a passo para quem precisa iniciar um processo sucessório dentro da empresa”, afirma Valério.

No Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 90% das empresas tem perfil familiar. Essas empresas respondem por 65% do PIB brasileiro e empregam quase 75% dos trabalhadores do país. Empresas familiares apresentam características próprias e desafios diferentes de empresas que possuem outras composições societárias. Mas, diante de tantas mudanças na economia mundial, orientação, planejamento e práticas de governança tornaram-se fundamentais para famílias empresárias que pretendem garantir longevidade para de seus negócios. “O processo sucessório não começa e termina, ele abrange vários aspectos da gestão empresarial até o planejamento familiar. Por isso, o acompanhamento do processo é fundamental para que a família empresária possa decidir quais são os momentos certos para as tomadas de decisão e até mesmo quando a melhor decisão para a empresa é vendê-la”, explica Eduardo Valério.

Atualmente muitas notícias do setor econômico são sobre empresas familiares que acabaram sendo vendidas ou entraram em programas de recuperação judicial por falta de práticas de governança. Ainda de acordo com o IBGE, apenas 4% dos negócios familiares chegam até a quarta geração. Não é incomum, grandes empresas e marcas criadas por famílias empresárias entrarem em processos de degradação ou serem vendidas por falta de planejamento sucessório.

No livro, Eduardo Valério explica as principais etapas da estruturação de um processo sucessório. O autor apresenta 10 passos para que a sucessão não gere impactos nas relações familiares e nos negócios. O livro destaca a importância do conhecimento das dimensões da governança da empresa de controle familiar. O autor explica como implantar regras orientadoras e disciplinadoras nas quatro dimensões das empresas familiares: a familiar, a da gestão, a societária e a da governança. No livro, Eduardo Valério discorre ainda sobre o processo de avaliação dos membros da família e sua atuação na empresa. Mas, para o autor, o primeiro passo para garantir o sucesso do processo sucessório é identificar a estratégia da empresa em relação ao seu crescimento e objetivos. “Mapear as expectativas, fazer o planejamento estratégico da empresa e vislumbrar o futuro da organização é primordial para iniciar um processo sucessório de sucesso”, afirma Valério, “é só a partir desse planejamento que o processo avança para o próximo passo, que é a identificação das competências dos colaboradores, inclusive dos membros da família, para a sucessão dos cargos de gestão”, conclui.

Sobre o autor

Eduardo Valério é fundador e presidente do Conselho do grupo JValério que compreende as empresas JValério Gestão e Desenvolvimento e GoNext Governança & Sucessão. Valério tem mais de 35 anos de experiência como executivo e conselheiro. É especialista em Governança Corporativa e Sucessão em Empresas familiares pelas escolas de negócio, Kellogg Northwestern University, McGill Montreal, Insead França e Fundação Dom Cabral.

 


Postar um comentário

0 Comentários